E ae galera beleza?
Pois bem, como testar os sites em PHP, localmente? Não basta dar um duplo clique nos arquivos .php, como se faz com os .htm ou .html. É necessário ter um servidor web configurado para isso. Isso quem desenvolve PHP já sabe, então vamos mostrar como rodar PHP no Debian. É necessário baixar 4 pacotes essenciais:
APACHE, Servidor HTTP (rodando localmente)
apt-get install apache2
PHP, sem o PHP instalado, se você colocar um arquivo .php no site, ao acessá-lo pelo navegador ele será exibido como texto (com o código-fonte), ou o mais comum, o navegador pedirá para salvá-lo, como ao fazer o download de um arquivo qualquer.
apt-get install php5
MySql, É um gegenciador de Banco de Dados, com ele é possível armazenar e centralizar os dados, sem se preocupar com a estrutura dos arquivos onde os dados ficarão armazenados, nem em como esses arquivos são indexados.
apt-get install mysql-server
PhpMyadmin, é um programa de computador desenvolvido em PHP para administração do MySQL pela Internet. A partir deste sistema é possível criar e remover bases de dados, criar, remover e alterar tabelas, inserir, remover e editar campos, executar códigos SQL e manipular campos chaves.
apt-get install phpmyadmin
Após a instalação dos pacotes, abra um editor de texto e digite:
< ?
echo "teste php" ;
? >
Salve como teste.php no diretório /var/www/ - onde ficarão suas páginas em PHP.
Abra seu navegador e coloque o endereço localhost e veja se está funcionando..
Espero ter ajudado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário